10 Coisas que eu amo em você.

1999 ǁ 1h 37minǁ Romance ǁ 12 anos

A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve custear Patrick Verona (Heath Ledger) na tentativa de fazer com que Katharina se apaixone por ele.

Se você, assim como eu, é da década de noventa com certeza já assistiu esse filme, ou pelo menos ouviu falar. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você é o tipico clichê adolescente, que nos faz suspirar e torcer pelo casal gato e rato. Um filme inspirado na obra shakespeareana "A Megera Domada" e que nesse mês completa 20 anos.

Kat Stratford (Julia Styles) é a uma menina forte e determinada, que não segue nenhum padrão imposto, que é quem ela quer ser, bem longe de ser a megera que a sinopse do filme diz, apesar de ser vista por todos com tal. Do outro lado temos o valentão Patrick Verona (Heath Ledger), um badboy com um passado misterioso, que prontamente aceita uma grana para conquistar a moça e liberar a sua irmã caçula para namorar. 



As ideias feministas de Kat é pano de fundo do filme, despertando uma geração de meninas/mulheres para a realidade que as cercava e isso caiu no gosto dos espectadores, o filme foi e é um sucesso. Como a despretensiosa película é um clichê no quesito comédia romântica é claro que o valentão vai se apaixonar pela garota estranha e isso rende a icônica cena de um Heath Ledger no auge de seus vinte anos se declarando a Kat com a música " Can´t Take My Eyes Off  You".



O que poucos sabem é que durante as gravações os protagonistas desse filme de Sessão da Tarde, formaram um casal de verdade, podendo assim explicar a sintonia que encontramos entre os personagens. Inclusive Heath Ledger foi o primeiro beijo encenado de Julia Stiles. 



E para quem  nunca se atentou a isso, como eu, a lista das coisas que Kat odeia em Patrick não são apenas 10, como o nome do filmo diz, ela contem 14 coisas. 


Odeio o modo como fala comigo;
E como corta o cabelo
Odeio como dirige o meu carro
E odeio o seu desleixo
Odeio suas enormes botas de combate
E como consegue ler minha mente
Eu odeio tanto isso em você
Que até me sinto doente
Odeio como está sempre certo
E odeio quando você mente
Odeio quando me faz rir muito
Ainda mais quando me faz chorar...
Odeio quando não está por perto
E o fato de não me ligar
Mas eu odeio principalmente
Não conseguir te odiar
Nem um pouco
Nem mesmo por um segundo
Nem mesmo só por te odiar.


Então é isso pessoal, 20 anos depois e eu estou aqui falando para vocês assistirem esse filme, com a garantia de coração quentinho e sorriso bobo, com a facilidade de não precisar esperar pela Sessão da Tarde, pois você pode encontrá-lo na  Netflix.

14 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhh também quero escrever sobre ele, tão atual né???
    Smepre lembro da cena dele cantando, ai!!!!!
    E as ideias feministas dela??? São ótimas e mais uma vez... atuais.

    ResponderExcluir
  2. Já assisti esse filme tem tanto tempo, e seu post me deu aquela nostalgia gostosa sabe?
    Saudades desse tempo que não volta mais.
    Como a colega disse acima, é um filme que trás coisas atuais e que naquela época era bem devagar as ideias femininas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É uma dica de filme que nunca sai de moda né, arrebatou várias gerações e pelo visto vai perdurar muitos anos. Assim como a novela da Globo "Chocolate com Pimenta", "Dez coisas que odeio em você" foram algumas das adaptações / inspirações que fizeram jus e ficaram a altura da obra de Shakespeare.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Camila

    Bateu a nostalgia agora....hehe, vi esse filme pelo menos umas 3 vezes e amava o Heath Ledger justamente por conta desse filme. Pasmei em saber que ele e a Julia foram um casal na vida real, não sabia dessa, que fofos.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. nossa senhora, eu lembro desse filme, acho que devo ter visto ele umas mil vezes, eu adorava esse filme!!
    Eu lembro de quando vi ela pela primeira vez e fiquei super mega arrebatada, nossa senhora kkkk é uma dica de filme que jamais vai sair de moda kkkk

    ResponderExcluir
  6. Que quentinho no coração ao ler sobre este filme. Adorava este ator e amo este enredo e tenho na memoria a cena dele cantando pra ela, que é a minha preferida do filme.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cá.
    Eu adoro esse filme e nunca me canso de assistir essa história!
    Uma coisa muito legal sobre o filme, além de tudo o que você destacou, é que ele tem uma trilha sonora ótima!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oooiii, correndo o risco de ser a diferentona (mas, não de propósito), eu nunca assisti esse filme. A verdade que até seu papel em Dexter, eu não curtia muito a cara da Stiles. hahahaha Bobeira, né?
    Mas, é um filme icônico, que marcou uma geração, e que eu realmente já deixei passar tempo de mais.
    Adorei sua ideia de reavivar assim algo tão nostálgico para a maioria das pessoas que se consideram "jovens ainda" (hahahaha sou chavimaníaca).
    Um beijo e até a próxima.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  9. Esse filme mora no meu coração <3
    Eu amo demais e sempre que passa na TV paro pra assistir. a Julia Stiles é uma das minhas atoras favoritas e ver ela tão jovem nesse filme *_*.. AMEI demais
    E como esse ator faz falta =/


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu amo filmes sobre adolescência, mas confesso que ainda não assisti este por completo. Até já comecei a assistir algumas vezes, mas nunca consigo terminar haha. Que bom saber que tem na Netflix, vou procurar e finalmente terminar hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    Faz um tempo que assisti esse filme, é lindo né!!
    Eu adoro a personagem com seu jeito atrevida e espontânea de ser, foi muito gratificante lembrar dos personagens e do filme em si, obrigado por me fazer recordar e vou procurar na Netflix para assistir de novo, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Gente, mas já vai fazer 20 anos!! Me lembro de ter visto na tv quando era adolescente, mas agora bateu a vontade de rever pra relembrar a história.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei tanto desse filme, sempre que tiver a oportunidade, assistirei, não irei jamais me cansar dessa história.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Como o tempo passa rápido. Lembro que já assisti esse filme várias vezes e sempre que reprisa gosto de assistir. Filmes que se passam na escola, faculdade são sempre clichês e gostosinhos de acompanhar.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.