ROMANCE TÓXICO - Heather Demetrios



Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.
Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.

É incrível como algumas histórias tem o poder de mexer com a gente, de nos tirar da zona de conforto e o melhor de tudo, de nos fazer pensar. Romances Tóxicos é um livro que tem tudo isso e mais um pouco e eu te convido a conferir como foi minha aventura através dessas páginas.

Minha vida se tornou um conto de fadas. Padrasto malvado, príncipe disfarçado. 

Grace Marie Carter é uma jovem cheia de sonhos, terminando o ensino médio pronta para seguir sua carreira no teatro em Nova York, que conta com duas melhores amigas, Natalie, cristã evangélica e Alyssa, uma lésbica socialista e um amor platônico por Gavin Davis, o cara desejado por todas e vocalista da banda Evergreen. Uma vida dentro dos conformes para alguém saindo da adolescência, se não fosse a realidade de sua casa.

Sabe aquela sensação de depressão e melancolia dos domingos? É assim que me sinto ao chegar em casa. É assim que me sinto todos os segundos que passo com a minha família. 

Vivendo com o padrasto abusivo e uma mãe obsessiva, Grace se vê sufocada, chegando aos extremos de sua sanidade. Um lar onde a mãe tem TOC por uma infinidade de coisas, e essa doença é direcionado a filha, que se vê obrigada a limpar a casa inúmeras vezes, mesmo que tenha acabado de fazer isso, para satisfazer as compulsões da mãe, que é um tanto quanto desequilibrada, ainda mais quando é para satisfazer o Gigante, seu novo marido, um homem que exige submissão das mulheres de sua casa e normalmente isso é requerido a base de  muito abuso verbal.

Nossa casa é repleta de gritos e lágrimas, paredes que escondem a verdade dos nossos vizinhos. 
Sempre temo aquele momento em que cruzo a porta. Nunca sei o que me espera. 

Grace vê em seu trabalho em uma loja de biscoitos e na oficina de teatro um escape para todo sufoco que vive dentro de casa. E é na oficina que ela descobre que seu grande amor tentou o suicídio por ter sido deixado pela namorada Summer. Então ela escreve ma carta para ele e é a partir do momento em que Gavin recebe essa carta que a vida de Grace muda para sempre.

Eu entendo...Sei que no momento parece...Você tem valor, mesmo achando o contrário... è a pessoa mais talentosa que eu já...

Tudo passa acontecer muito rápido e conforme Grace vai narrando e abrindo seu coração e revelando seus pensamentos ao leitor vamos ficando ansiosos pelo que está por vir, pois a todo momento ela nos dá indícios de que em um ano as coisas vão ter saído do controle e o seu sonho terá se tornado em um pesadelo. 

Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados.

Não é spoiler eu falar que Grace e Gavin vão engatar em um romance de tirar o fôlego e que o amor entre eles será doentio, pois Gavin é controlador, possessivo, depressivo e atrevo a dizer que ele sofre de transtorno bipolar. Mas Grace também tem seus problemas, que acredito serem resultados de toda pressão materna que ela sofre e isso resulta em uma submissão e sentimentos de inferioridade sem precedentes, fazendo com que ela seja manipulada de todas as formas possíveis.

Não vejo como você é bom em me manipular com sua beleza, suas provocações e sua leve, porém insistente, pressão. Vou levar meses para não ceder mais.

Em muitos momentos da leitura eu senti raiva da garota, por se deixar levar por um cara, que lá no fundo era tão horrível, por abrir mão de seus projetos para viver os sonhos de outra pessoa que nem sequer a apoiava. Mas então eu comecei a enxergar a quantidade de vezes que eu mesma fui uma Grace, que eu mesma me achava não merecedora do amor de alguém que me tratava como lixo e depois me fazia juras de amor sem fim. Me lembrei da quantidade de vezes em que eu pensava em terminar o meu namoro abusivo e no final as coisas continuavam do mesmo jeito. Grace passou por isso por um ano e eu vivi isso por dois, então como posso sentir raiva dela?!

_ Confio. Mas não confio neles.
Você merece alguém melhor.

Quantas vezes não ouvimos essa frase em nossos relacionamentos e nos achamos a pessoa mais amada do mundo?!  E quantas vezes falamos ou imaginamos a segunda?! Você vê como esse livro nos faz refletir, como nos tira da zona de conforto?
Romance Tóxico é um cópia fiel de muitos relacionamentos que se já não vivenciamos vemos todos os dias. Pode ser uma amiga que começa a namorar e nos esquece para viver exclusivamente para o rapaz, uma tia que desiste da carreira para ficar em casa, já que o marido acha bobeira que ela trabalhe ou uma irmã que vive entre amor e guerra com um homem ciumento.


Você é um labirinto, com cercas altas. Não consigo encontrar a saída, não consigo ver por onde passei. Corro, perdida em sua escuridão. Aprisionada.

Uma narrativa dolorosa, repleta de sentimentos e  emoções, personagens perdidos que procuram se encontrar, uma leitura impactante, um enredo avassalador, intenso e uma mensagem capaz de te fazer enxergar no escuro de tantos significados. Romance Tóxico é um livro marcante, difícil de ser digerido quando sabemos que ainda que uma ficção a premissa que ele traz é crivelmente real.

Quando eu vivi meu romance tóxico esse tipo de literatura era rara, ainda era tratado como um tabu, mas hoje temos a disposição livros como este, que nos desperta o amor próprio e que nos ajuda a diferenciar uma relação saudável de sentimentos doentios, por isso eu RECOMENDO, recomendo muito. Leia Romance Tóxico e descubra que algumas perdas são libertadoras. 

21 comentários:

  1. Oiiii,

    Eu estou louca para ler este livro, justamente porque a sensibilidade dele em tratar um tema tão importante me deixa fascinada. Óbvio que para quem já viveu este tipo de situação deve ser um uma leitura complciada, porque pode atingir varios gatilhos, mas acho uma leitura importante para todo mundo, para que possamos enxergar a gravidade de relações e criações do tipo e para que possamos desenvolver uma empatia pelo próximo. A dica está mais do que anotada e espero poder conferir a leitura em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Desde que vi esse livro pela primeira vez ele me chamou a atenção, acredito que pelo fato de falar de um tema tão importante e, infelizmente, comum hoje em dia. Adorei tua resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Eu estou para ler este livro também. Sei que vai ser pesado e acho que é importante a leitura mesmo assim. Quantas pessoas vivem romances assim e continuam achando normal? Eu acho que tudo tem motivo e tem pessoas que conseguem mexer muito na mente das outras!

    ResponderExcluir
  4. O, Camila!
    Eu tinha visto a capa desse livro, mas não tinha dado muita atenção para ela. Agora, lendo a sua resenha, fiquei extremamente curiosa para ler. Eu acho muito importante termos esses livros, pois como a personagem, muitas mulheres não percebem que estão em um relacionamento abusivo ou tóxico.
    Achei sua resenha excelente! Sinto muito que você tenha passado em algum momento por um relacionamento assim.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ca, tudo bem?
    Não é a primeira resenha que leio do livro, mas é a primeira que me conquistou e me deixou com vontade de dar uma chance. Dificilmente me prendo nessas leituras por causa do assunto é pesado e geralmente leio em pausas. Ja vivi um relacionamento abusivo e só soube que era um, quando consegui sair dele. Quero ler <3 espero conseguir dar uma chance futuramente.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila. Tudo bem?
    Eu li esse livro mês passado e me senti muito envolvida com ele, Às vezes era como se eu estivesse dentro da história e vendo a Grace passar por tudo o que ela passou. Dava vontade de interferir, de ajudar. Esse tipo de livro pode mesmo ajudar muita gente, a autora escreveu uma obra exemplar. Adorei ver o quanto você também gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Camila

    Eu tb vivi um romance tóxico, aff, pra lá de tóxico, destrutivo, minou minha auto estima e superar aquilo foi complicado. Eu acho que sentiria raiva da Grace por em enxergar nela em muita coisa, com certeza, mas ao mesmo tempo seria aquele tipo de livro onde me veria refletida, certamente geraria sentimentos. Eu quero ler esse livro futuramente, mas com calma, pra ter tempo de refletir bastante porque acho que vale a pena.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Cara tô vendo bastante gente falando desse livro, acho que vou apostar na leitura dele. Acho que precisamos falar sobre relacionamentos abusivos e conscientizar as pessoas de que a diferença entre o abusivo e o normal pode ser muito tênue e também ocorre aos poucos, de forma que muita gente não percebe. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Ola Camila estou doida para ler esse livro, o tema é tão atual e merce ser lido por muitas pessoas. Muitas pessoas vivenciam situações como estas e nem percebemos. É essencial levar esse assunto sempre a todos. A capa está linda. Acredito que o livro traga muitas reflexões e emoções ao leitor. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem Camila?

    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e parece ser uma leitura muito boa, principalmente por ser bem atual. É necessário tratar de relacionamentos abusivos, pois muitos vivem situações semelhantes ou como essas e não percebe. A sua resenha ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que livro necessário, né? Havia ouvido falar dele, mas bem pouco. Lendo a sua resenha já o coloquei imediatamente na lista do Skoob e no carrinho da Amazon. Gosto de leituras assim que me tiram da zona de conforto e me fazem refletir. Fiquei tão curiosa que sinto que preciso ler esse livro agora mesmo!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que resenha!!!!
    Essa coisa de você se ver na personagem, traz uma empatia muito forte e a gente deixa de julgar porque sabe que isso pode acontecer com qualquer pessoa. Adorei o jeito que você descreveu o livor e quero muito ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu amei tudo o que você escreveu sobre essa história. Confesso que eu não me sentia atraída para ler esse livro e sabia pouco da premissa dele, mas o jeito como você falou da história me deixou impactada. Realmente é uma obra fortíssima e que merece a atenção de todos.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ótima resenha! Eu adorei este livro, acredito que toda mulher já passou ou vai passar por algum relacionamento abusivo um dia, seja ele mais sério ou não. As pessoas precisam aprender a identificar este tipo de relacionamento, por isso concordo plenamente que todos tem que ler este livro! É o retrato fiel mesmo, de relacionamentos abusivos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila!
    Deu para perceber que este enredo tem uma grande carga emocional, de tudo que li na sua resenha fiquei tocada quando você se comparou a Grace, não sei o que é isso, mas sinto pela situação. A trama me parece intenso com os personagens bem trabalhados, vou anotar a dica quando tiver oportunidade lerei o livro. Parabéns pela resenha me passou muitos sentimentos, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camila!
    Li algumas resenhas sobre esse livro e parece ser consenso que é uma história que precisa ser lida. Sua resenha me deixou um passo mais perto de realmente criar coragem para ler. A narrativa parece realmente muito intensa e real, não tive nenhum relacionamento tóxico, mas acompanhei alguns casos de amigas próximas e sei o quanto é difícil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Confesso que normalmente eu ignoraria este livro, mas o seu texto me fez ter vontade de colocá-lo na minha lista de leitura, principalmente por que senti que colocou muito sentimento no texto. Acho tão importante que hoje vemos com cada vez mais frequência livros com esta temática, e que as pessoas possam enxergar relacionamentos abusivos como eles realmente são. Parabéns pelo texto :D

    Mirian (Castelo do imaginário)

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Eu já vi muitos comentários sobre esse livro e quero muito ler, porque parece ser realmente uma leitura bem interessante e emocionante que aborda um tema muito bom. Enfim, fico feliz em ver que você curtiu tanto a leitura, espero gostar caso ler também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi, Camila! Tudo bem?
    Eu acho livros como esse muito importante, por servirem de alerta. Não é fácil entender uma personagem assim, principalmente para quem não passou por algo semelhante. Então, é bom um livro que realmente tira o leitor da zona de conforto e faz com que ele exerça a empatia.
    Eu adorei a sua resenha e imagino que tenha sido uma leitura dolorosa para você, especialmente por se identificar em algumas situações. Mas adorei ler sua resenha e espero conseguir ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. São tantas resenhas falando o quanto esse livro traz um tema necessário e urgente. Muitas pessoas precisam se libertarem do labirinto dos relacionamentos doentios, principalmente as mulheres. Nós que somos vitimas de uma sociedade machista. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Olá Camila!!!
    Eu já vi tantas resenhas acerca desse livro que fica difícil não querer conhecer o mesmo mais um pouco e saber mais.
    Até hoje não entrei em um relacionamento no caso de namoro, mas relacionamentos tóxicos encontram-se dentro até mesmo do que às vezes consideramos como amizade.
    Eu já adicionei esse livro na minha lista de leitura nas primeiras resenhas que vi sobre o mesmo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.