[4 List...] Música & Livro.


Sempre vemos por aí filmes baseados em livros, que cá entre nós nem sempre (quase nunca) é fiel.
Como sou apaixonada por música, resolvi trazer esta lista de quatro canções que foram inspiradas em livros, duas nacionais e duas das gringas.



O livro O Perfume, é a inspiração para Kurt Cobain, do Nirvana, ter escrito a canção Scentless Apprentice. Este livro é um marco para minha adolescência, assim como a banda de Seattle, que embalou muita das minhas leitura.





Taí duas coisas que todo mundo já ouviu falar, Stephen King e Ramones.  O livro está na minha lista de desejos (quero todos do autor), mas a canção Pet Sematary é tão conhecida que foi trilha sonora do próprio filme baseado no livro do King, vale a pena conferir.




Este é mais um dos livros que quero ler, mas que a canção baseada nele, Amor é Pra Quem Ama, na voz de Lenine, me conquistou com toda sua melodia e letra, que é pura poesia, espero que o livro desperte o mesmo sentimento em mim.





Lanterna dos Afogados, uma música de Os Paralamas do Sucesso, que amo de paixão e que é tão antiga quanto o livro, lá dos anos 80. Que apesar da importância do livro para a literatura, eu ainda não li, mas está na lista de clássicos que preciso ter.

Estes são algumas canções baseadas em grandes nomes literários que valem a pena serem ouvidas e os livros não ficam atrás, valem a pena serem lidos.
E você conhece alguma das músicas, já leu algum dos livros citados?! Diz aí.

35 comentários:

  1. Oi, Camila!
    Adorei o post! Sobre música, existe um filme de Morte e vida severina, e um dos versos foi musicado por Chico Buarque, é Funeral de um lavrador. Há outras músicas, como Os Saltimbancos, é um musical infantil que teve sua versão brasileira criada por Chico Buarque, é todo inspirado no conto Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. Geni e o Zepelim é inspirado na história Bola de Sebo e também foi criada por Chico Buarque. rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Não conhecia essas músicas então não sabia que eram baseadas em livros, mas já adorei e irei ouvir pra ver se fico curiosa pra ler os livros.
    Agora só tô lembrando de Wuthering Heights de Angra, que é baseada no livro O morro dos ventos uivantes.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Eu conhecia a referência do King é claro e acho muito louco a tradução da música do Ramones porque encaixa muito com a história.rs. Sobre o Paralamas adoro essa música também não sabia que tinha um livro gostei e vou procurar mais sobre.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Camila

    Achei super interessante essa seleção, as nacionais eu nem sabia que estavam inspiradas nos livros. Hoje em dia não escuto mais Ramones, mas foram parte da minha infancia, minha irmã mais velha era louquinha por eles e uma das primeiras musicas que recordo ela escutando é justamente Pet Sematary. O filme também é show, muito tipico dos anos 80/90 e uma delicia, bateu uma nostalgia agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Camila, que postagem diferente e interessante! Amei!
    Eu não fazia ideia de que essas músicas eram inspiradas em livros e gostei muito de saber. Ótimo post!
    Eu ainda não li Grande Sertão: Veredas, mas tenho muita curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Olá, seu post super interessante eu não sabia disso. É sempre bom saber apesar de esses livros e músicas não me interessar

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa, eu realmente não sabia que tinham músicas inspiradas em livros, que demais! Essas músicas são ótimas, e pretendo ler todos estes livros. Bjos

    ResponderExcluir
  8. olá Cami,
    Não conhecia a maioria dos livros e músicas, mas sempre que vejo obras do King associo a músicas do Ramones ou ACDC.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi! Que post legal! Só sabia da ligação entre Ramones e Stephen King, as outras foram novidade. Fiquei doida para ler os livros ao som das músicas inspiradas neles para ver como é huhuhuhu
    Parabéns pelo post ^^

    Bjs da Cami

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Gostei do post, bem diferente mas entre os livros citados e as músicas não sei qual não li ou escutei primeiro, conheço todos pelo nome, mas nunca li os livros ou escutei as músicas, irei mudar isso em algum momento!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oii! Eu não sabia que essa músicas foram inspiradas nos livros, a obra "Perfume", eu já estava curiosa e fiquei mais ainda por conta da música Scentless Apprentice. Adorei o seu post, e vou procurar essas obras e ler junto com as músicas. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro Lenine e acho que combinou bastante apesar de não ter lido alguns desses livros.
    Gostei de conhecer essas obras nesse sua listinha recheada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Bem legal o post. Não sabia de nenhuma dessas ligações. Adoro quando uma música cita um livro, ou vice versa. Ainda não li nenhum desses livros, mas conheço algumas das músicas. Agora não lembro de se alguma ligação entre música e livro, vou procurar algumas.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Nossa não sabia das ligações das músicas com os livros não. Chocada e agora fiquei bem curiosa em ouvir uma por uma e ler os livros. Fiquei bem instigada, ainda mais com a do Nirvana. Ótima postagem <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Achei o post super interessante, pois já tinha visto livros que fazem referência à alguma música, mas músicas inspiradas em livros é uma novidade para mim. Quer dizer, destas músicas eu já conhecia Lanterna dos Afogados (e amo), mas não sabia que ela tinha sido inspirada em um livro.
    Com relação aos livros em si, confesso que nenhum despertou meu interesse em ler.
    De qualquer forma, amei o post e adoraria ver mais indicações assim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Que post lindo!!! Amo música, amo livros e adorei a forma como você relacionou os dois.
    Não curto música em inglês, mas analisando a letra das que você escolheu, tem tudo a ver.
    Faz mais????
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Acho que músicas inspiradas em livros são ótimas, especialmente pq música é um reflexo tão delicioso e rápido de se acessar. Portanto amei saber que tais livros inspiraram tais músicas. Vou ouvir todas hahaha. Obrigada pela postagem.
    Elisabete Silva

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não sabia que essas músicas que eu gosto tanto são inspiradas em livros, que bacana!!! Eu gosto de todas, minha favorita é a do paralamas. Gostei muito do post!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Apesar de amar músicas, raramente faço relação delas com livros. Com exceção de Pet Sematary, que é música tema. Dessa lista, além de O Cemitério, já li Grande Sertão e O Perfume, que aliás é excelente, e achei que as músicas combinaram muito. O outro livro eu não conheço. Vou tentar fazer mais associações assim. Adorei o post.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Olá! Eu tenho varias musicas no meu celular que foram baseadas em livros e são maravilhosas <3 Infelizmente eu não conheço nenhuma dessas que você citou, mas eu também não li esses livros. Enfim, eu adorei o seu post ❤️

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Amei esse post! <3 Não sabia que essas músicas eram inspiradas em livros e confesso que amo muito essa música do Paralamas! Agora vou ter que ler o livro, não é mesmo? Essa do Lenine também é muito linda *-*
    Espero ver mais posts assim por aqui <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?

    Você acredita que eu nunca pensei sobre isso? De músicas que foram baseadas em livros. Por isso eu não conhecia nenhum dos casos citados, mas é ótimo saber sobre eles. O que mais me despertou a atenção foi o Pet Sematary, que acabou, inclusive, fazendo parte da trilha sonora do filme. Então realmente o Stephen King deve ter gostado da "homenagem" ;)
    Além disso, gostei das versões brasileiras. Foram dois livros que não li, mas é ótimo ver nossa música utilizar nossa literatura como base para criar suas músicas. É um incentivo que fizeram a literatura do nosso país, né?

    Enfim, adorei o post, obrigada pelas dicas :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre digo que quanto mais achamos que sabemos, descobrimos coisas novas.
    Conheça algumas músicas que você citou, inclusive sou apaixonada por Lanternas dos Afogados e não sabia que era inspirada em um livro, muito menos no Jubiabá.
    Incrível esse post. Parabéns!
    Beijos
    www.manuscrito.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem? Achei sensacional seu post, muito criativo e fora da curva! *-* Eu fui muito fã de Nirvana na adolescência, mas não sabia dessa relação do Kurt com esse livro. E também não sabia da relação do King com o Ramones (admiro o King, mas não sei quase nada sobre a biografia dele). Gosto muito do Jorge Amado, meu preferido dele é Capitães de Areia, mas ainda não li Jubiabá. Quem não ama essa música, né? Fiquei curiosa para ler o livro agora :) Parabéns pela postagem!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie!!!

    Nossa eu to bem surpresa aqui...
    Eu sou uma completa apaixonada por musicas e livros, jamais imaginei que poderiam existir musicas que eu gosto que sejam baseadas em livros desse modo.
    AMEI!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Não sabia dessas associações e achei bem legal. Eu não curto nenhum, mas sei que são grandes obras, tanto na música como na literatura!

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem?
    Não sabia que essas canções eram inspiradas em livro! Muito bacana seu post e a associação!
    Espero ver mais desse tipo de post por aqui, adorei!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Camila!
    Que post interessante! Não sabia que essas músicas eram inspiradas nesses livros. Gostei bastante das escolhas e das dicas de leituras.

    Beijos,
    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  29. Que legal seu post!
    Nunca soube que essas músicas foram inspiradas em livros, geralmente é sempre ao contrário que a gente touve falar né rsrsrs
    Vou ouvi-las e pesquisar um pouco mais dos livros que foram inspiradas ;)

    ResponderExcluir
  30. Oiee Camila ^^
    Um livro que eu tenho muita vontade de ler é "Grande sertão", assim como todos os clássicos brasileiros sobre o sertão que eu ainda não li. Não sabia que "Lanterna dos afogados" tinha sido inspirada em livro do Jorge Amado. Gostei em dobro...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ola Camila lindona adorei a postagem e achei muito interessante, não sabia das referências, Nirvana e Ramones são maravilhosos muito bom conhecer as referências das músicas x livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  32. Oi, Camila! Que post mais criativo! Adorei!
    Conheço (e curto muito) vários dos livros e das músicas, mas desconhecia as associações entre eles.... E amei!

    BJs

    ResponderExcluir
  33. Nossa, amo as duas últimas músicas mas não tinha a menor ideia de que haviam sido inspiradas por livros! Grande sertão: Veredas já li e curti bastante; de Jubiabá acho que nunca ouvi falar, mas não sei se lerei, tive uma experiência ruim com um livro do autor.

    ResponderExcluir
  34. Nossa, amo as duas últimas músicas mas não tinha a menor ideia de que haviam sido inspiradas por livros! Grande sertão: Veredas já li e curti bastante; de Jubiabá acho que nunca ouvi falar, mas não sei se lerei, tive uma experiência ruim com um livro do autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu.